Rhinella

Rhinella

Grupo
Anfíbios
Onde foi registrada
São Sebastião, Maresias
Fotografias
5

"Sapo-cururu" é um nome que fala a mesma coisa duas vezes: na língua tupi, cururu já quer dizer sapo. Ou seja, sem perceber, todo mundo que fala "sapo-cururu" está dizendo "sapo-sapo". Os povos indígenas batizaram o bicho pelo som do ronco grave que ele solta na beira da água, e o nome pegou tão fundo que atravessou séculos, e ainda por cima dobrado.

Os cururus são os sapos "clássicos" do Brasil, os do grupo Rhinella: corpo parrudo, pele grossa e toda encaroçada, andar calmo de quem não deve nada a ninguém. Aqui pela nossa região vivem algumas espécies deles, dos sapões de quintal aos mais discretos do meio da mata.

E se algum bicho resolve encarar um deles, o sapo apela pro teatro: os sapos desse grupo enchem o corpo de ar feito um balão e ficam de repente mais altos, mais largos e bem mais difíceis de engolir. Não corre, não briga. Só cresce.

Já aqueles caroços da pele merecem uma defesa: pegar sapo não dá verruga em ninguém, isso é lenda antiga. Os calombos são glândulas da própria pele dele, equipamento de sapo, e não passam pra mão de ninguém.

Essa foto fiz em Cabreúva, num desses encontros de fim de noite em que o sapo olha pra você com a paciência de quem já viu muita gente passar.

E fica a graça pra contar na roda: quando alguém falar "sapo-cururu", está chamando o bicho de sapo duas vezes. Ele, com aquela calma de sempre, nem se dá ao trabalho de corrigir.

Rhinella, anfíbios, fotografado em Cabreúva Rhinella, anfíbios, fotografado em Cabreúva Rhinella, anfíbios, fotografado em Maresias, São Sebastião Rhinella, anfíbios, fotografado em Maresias, São Sebastião Rhinella, anfíbios, fotografado em Maresias, São Sebastião

Mais em Anfíbios

Fechar × ‹ ›