Príncipe

Pyrocephalus rubinus

Grupo
Aves
Onde foi registrada
São Sebastião, Maresias
Status de conservação
Pouco preocupante (LC)
Fotografias
25

Na época de conquistar a namorada, o príncipe sobe uns vinte, trinta metros no céu e fica batendo as asas devagar, flutuando feito uma borboleta vermelha, cantando lá do alto. É o jeito dele de dizer: olha eu aqui. Poucos passarinhos fazem um show desses.

Só que eu nunca vi isso aqui. Aqui em Maresias eu encontro o príncipe sempre no mesmo tipo de lugar, terreno grande de campo aberto, e sempre no mesmo tipo de poleiro, fio de luz, galho seco, pedra alta, ponta de pau espetada no capim. Ele escolhe um ponto alto, fica parado de olho, e quando um inseto passa voando ele dispara, pega no ar e volta para o mesmo poleiro, como se nunca tivesse saído. Repete sem se cansar, sempre do mesmo ponto. Fio de luz, para ele, é cadeira de pescaria.

A explicação para essas duas cenas tão diferentes é simples: o voo de conquista é coisa de quem vai fazer ninho, e ele não faz ninho aqui. Fui olhar o calendário dos registros e a conta fecha. Em todo o estado de São Paulo ele aparece de abril a setembro e some de outubro a março. No verão inteiro, quando tudo aqui está cheio de passarinho criando filhote, ele não existe na região. Minhas fotos dizem a mesma coisa, e ainda guardam o calendário na cor da ave: nas de abril e maio, logo depois da viagem, o vermelho aparece manchado, riscado de escuro, um vermelho sujo de estrada; nas de agosto e setembro, às vésperas de descer, ele está inteiro.

Ele vem do sul. Onde essa espécie nasce e cria filhote é nos campos abertos da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul, e é lá que ele passa o verão, de outubro a janeiro. É lá que ele faz o voo de borboleta vermelha. Os dois calendários são espelho um do outro: nos meses em que a Argentina fica praticamente sem príncipe, maio, junho e julho, é quando ele enche o interior e o litoral de São Paulo, e quando chega a primavera e o número lá embaixo estoura, aqui começa a cair. Setembro é o único mês em que os dois lados estão cheios ao mesmo tempo, porque é o mês da travessia.

A subida é para o oeste e o noroeste, pelo miolo do continente: Pantanal, Cerrado de Mato Grosso, de Goiás e de Minas, sul da Amazônia, Bolívia e leste do Peru. O Nordeste fica fora da rota. No Ceará, em Pernambuco e no Maranhão não há um registro sequer dessa espécie, e na Bahia são pouquíssimos, mesmo com muita gente fotografando ave por lá. Maresias é quase o ponto mais a leste onde ele aparece todo ano.

E aí acontece uma coisa bonita com o nome dele. No extremo sul do Brasil, onde ele chega para namorar e criar filhote, o povo o chama de verão, porque é quando ele está lá. No Pantanal, onde ele passa o inverno, o nome é são-joãozinho, porque é junho que ele enfeita. Também é sangue-de-boi no sul e em Mato Grosso, coração-de-boi em Minas, mãe-do-sol no interior de São Paulo e barão-do-melgaço na região pantaneira. Quase todos falam do vermelho, que é o que salta aos olhos: o macho é vermelho vivo da cabeça à barriga, com uma máscara escura no rosto e as asas escuras, e no sol esse vermelho parece que acende. A fêmea é o oposto, parda, discreta, de peito claro, às vezes com um tom canela. Lado a lado nem parecem do mesmo time, mas são. O nome científico fala a mesma língua dos apelidos: cabeça cor de chama, cor de rubi.

E príncipe, de onde saiu? Essa foi a primeira coisa que eu quis saber, e a resposta é que ninguém registrou. Fui atrás nos livros antigos e encontrei melhor do que uma explicação: em 1940, no maior dicionário de animais do Brasil da época, Rodolpho von Ihering escreveu que essa ave não tinha nome conhecido por aqui. As palavras são dele: é curioso que nem em São Paulo nem na Amazônia este pássaro, rival do tico-tico-rei pelo colorido, tenha merecido nome que se tornasse vulgarmente conhecido. O verbete está na letra M, porque o nome que ele usa é outro, o gaúcho: miguim. Quer dizer que o passarinho mais vermelho do campo passou séculos sem nome no Sudeste, e o título de príncipe é coisa recente, que ninguém sabe quem deu.

O mesmo verbete de 1940 guarda outra surpresa. Muito antes de existir aplicativo de registro, ele já tinha a viagem inteira medida a olho: como mostram as cores vivas da plumagem, escreveu, o miguim é pássaro do sol, e por isso foge do frio, e de maio a outubro desaparece do Sul do Brasil, emigrando para a região tropical, onde não há inverno. É exatamente a curva que os registros de hoje desenham. E ele conta que no Rio Grande do Sul saudava com prazer o reaparecimento dos primeiros miguins, que anunciavam o fim da estação das geadas. Lá ele é a chegada do calor. Aqui ele é o contrário: chega com o frio e vai embora quando esquenta.

Tem uma parte da história que ninguém conta ainda, e essa nem os livros antigos resolvem: a biologia reprodutiva da espécie é praticamente desconhecida, e quase tudo que se sabe sobre o ninho vem de um parente que vive no hemisfério norte. Não dá para dizer se os filhotes descem junto com os pais ou se cada um faz a viagem por conta. Se você vir um pontinho vermelho parado num fio ou num pau seco no meio do capim nesta semana, pare o carro e olhe com calma. Ele passou o inverno inteiro aqui, em outubro some, e o show de subir no céu batendo as asas ele vai guardar para fazer a mil e tantos quilômetros daqui.

Fontes: Rodolpho von Ihering, Dicionário dos animais do Brasil (1940), verbete miguim, para o nome gaúcho, a ausência de nome no Sudeste e a descrição da migração; WikiAves para os demais nomes populares por região e para a distribuição no Brasil; Canassa, Migração austral do príncipe Pyrocephalus rubinus, uma avaliação através da ciência cidadã (Universidade Estadual Paulista, Rio Claro), e o artigo derivado, Unveiling the migratory patterns of scarlet flycatchers using citizen science databases, que reuniu 40.837 registros do eBird e do WikiAves; curvas mensais por estado e por país medidas nos registros verificáveis do iNaturalist.

Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião Príncipe (Pyrocephalus rubinus), aves, fotografado em Maresias, São Sebastião

Mais em Aves

Fechar × ‹ ›