Guará

Eudocimus ruber

Grupo
Aves
Onde foi registrada
Cananéia
Fotografias
30

Ouvir a história, na voz do autor:

Existe um manto feito de penas de guará que é um dos objetos mais importantes da cultura indígena brasileira. Os Tupinambá que viviam neste litoral faziam essas vestes com milhares de penas vermelhas amarradas em fibra vegetal, para os chefes e pajés usarem nas grandes cerimônias. Não era um enfeite: era veste sagrada, e para o povo Tupinambá o manto é um ser vivo, um encantado, não um objeto. Hoje se conhecem onze desses mantos, todos feitos nos séculos XVI e XVII, e todos foram parar na Europa, por saque, troca ou presente: quatro na Dinamarca, três na Itália, um na Bélgica, um na França, um na Suíça. O mais bem conservado ficou mais de trezentos anos em Copenhague. Em julho de 2024, depois de mais de vinte anos de pedidos do povo Tupinambá, ele voltou ao Brasil e está no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Nas palavras de Glicéria Tupinambá, que retomou a arte de fazer mantos: "quando os colonizadores levaram o manto, retiraram nossa força". Foi ela quem, em 2018, na reserva do museu do Quai Branly, em Paris, ficou diante de um deles e contou: "o manto falou comigo". E explica: "para a gente é um ancestral e ele tem uma questão a falar, a mostrar sua presença".

E a história desses mantos passa por aqui. Cunhambebe, o grande chefe tupinambá dos anos 1550, mandava em toda a costa entre Cabo Frio e Bertioga, e São Sebastião fica bem no meio. Foi ele quem deu um manto de presente ao frade francês André Thevet, que o levou para a França e escreveu que ficou impressionado com o que os nativos sabiam fazer. Na mesma década, o alemão Hans Staden passou nove meses prisioneiro dos Tupinambá deste litoral e anotou o nome da ave como "uwara", num livro de 1557: é o registro escrito mais antigo que se conhece da palavra guará. As primeiras menções à espécie no Brasil falam justamente de artesãos indígenas usando as penas dela na região que hoje é o estado de São Paulo.

A ave que deu a cor a tudo isso é o guará. E ele nasce sem a cor do guará: o filhote vem ao mundo escuro e acinzentado, e o escarlate ele conquista comendo. Os caranguejos e camarões do mangue carregam pigmentos que o corpo dele transforma e deposita nas penas, troca de pena após troca de pena. Um guará criado sem esse cardápio vai perdendo a cor. Ou seja, o vermelho do manto sagrado é, literalmente, feito do mangue.

Depois dos mantos, o guará sumiu daqui. No século XX a população do Sudeste ficou tão reduzida que um exemplar coletado no litoral de São Paulo em 1961 foi considerado o primeiro registro em décadas. A partir dos anos 1980 ela começou a se recuperar: em 1998 eram uns 385 nos manguezais de Santos, e em Cananéia os primeiros bandos apareceram em 2007. Hoje ele nidifica todo ano no complexo de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida, mas continua "em perigo" na lista vermelha do estado de São Paulo. E em São Sebastião, na terra do chefe que vestia as penas dele, não há um único registro dessa ave no iNaturalist. A cor que vestiu Cunhambebe ainda não voltou para cá.

Por isso fui até Cananéia para ver. Numa manhã de julho de 2026, no Lagamar, a maré tinha baixado e deixado o lodo escuro do mangue à mostra, entre as raízes retorcidas. Foi ali que o vermelho apareceu: um guará sozinho, andando devagar com o bico comprido e curvo enfiado na lama, e o reflexo dele tremendo na água. Logo depois, sete de uma vez, espalhados pelo barro cinza como brasas acesas. Não existe como confundir com outra ave: é vermelho do bico ao pé, e só as pontas das asas são escuras. Ver aquele vermelho recortado contra o verde e o lodo do mangue é coisa de não esquecer, e agora sei que é também a cor de um manto que atravessou o oceano duas vezes.

Fica a charada boa de contar: qual é a cor do guará? Depende do que ele andou comendo. A resposta está no fundo da lama, nas garras de um caranguejo.

Fontes: a observação no iNaturalist, o manto tupinambá na Wikipédia, com a devolução de 2024, o guará na Wikipédia, com a história da espécie no litoral paulista), Cunhambebe, Hans Staden e a entrevista de Glicéria Tupinambá à Mongabay, em 2024.

Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia Guará (Eudocimus ruber), aves, fotografado em Cananéia

Mais em Aves

Fechar × ‹ ›