Enyo cavifer

Enyo cavifer

Grupo
Insetos · mariposa
Onde foi registrada
São Sebastião, Maresias
Status de conservação
Não avaliada (NE)
Fotografias
3

Numa manhã de junho de 2025, em Maresias, encontrei uma mariposa parada num piso de cimento claro, de asas abertas, marrom-escura com as pontas das asas cor de areia e o corpo listrado. Vista de lado, com as asas dobradas em quinas, ela vira uma folha seca retorcida, e é assim que ela passa o dia sem ser notada. Fotografei de cima, de frente e de lado, e deixei que seguisse.

Quando publiquei no iNaturalist, dei o nome errado: achei que era a Enyo gorgon, a prima comum, que aparece em todo canto. No mesmo dia, o Enrico Tosto e o Pedro Lafin, dois identificadores do site, corrigiram: era Enyo cavifer, a prima que quase ninguém vê. Um ano depois, o Liu Idárraga Orozco, identificador com quase 20 mil identificações no iNaturalist, passou pelo registro e fez a conta: era o oitavo registro dessa espécie no estado de São Paulo, o décimo segundo do Sudeste e o trigésimo do Brasil inteiro no iNaturalist. Em todo o município de São Sebastião, continua sendo o único.

Ela é uma mariposa-esfinge, a família dos melhores voadores entre as mariposas: corpo em forma de fuso, asas estreitas e a capacidade de pairar no ar na frente de uma flor, batendo asa tão rápido que o olho não acompanha, e sugando o néctar com uma tromba comprida sem nunca pousar. Quem vê isso ao entardecer costuma jurar que viu um beija-flor pequeno. Esta tem uns 6 centímetros de asa a asa. As lagartas do gênero comem folhas da família da uva, os cipós que sobem pelas árvores na beira da mata.

A espécie foi descrita em 1903 por Walter Rothschild e Karl Jordan, um banqueiro inglês e um zoólogo alemão que trabalhavam juntos no museu de Tring, na Inglaterra, e que naquele ano publicaram uma revisão de todas as mariposas-esfinge do mundo, o trabalho que ainda serve de base para o grupo. Ela vive do México à Bolívia, e o país que mais a registra é a Costa Rica. No Brasil, a história dela em coleções é curta: um exemplar de Corupá, em Santa Catarina, de setembro de 1950, guardado na Universidade Yale, nos Estados Unidos; alguns do Rio de Janeiro, dos anos 1960, e de Santa Catarina, dos anos 1970, na Universidade Federal do Paraná; e um de 2002, também de Santa Catarina, no insetário de Montreal.

Depois de 2002 ela some: de 2003 a 2014, nenhum registro dela no Brasil, nem no GBIF nem no iNaturalist. Até ali, tudo o que a ciência conhecia dessa mariposa no país eram nove exemplares mortos, guardados em gavetas de museu, sem uma foto dela viva. A primeira foto apareceu em 2015, no iNaturalist, em Angra dos Reis. Nada em 2016, 2017, 2018 e 2019. Aí vieram 3 em 2020, 1 em 2021, 5 em 2022, 5 em 2023, 8 em 2024, 14 em 2025 e mais 6 só neste ano. A mariposa não se multiplicou de repente: o que se multiplicou foi a quantidade de gente fotografando o que encontra e publicando com data e lugar. Hoje ela tem 43 registros no Brasil, cada um com foto, data e lugar. É um número que diz mais sobre as pessoas do que sobre a mariposa.

É isso que este acervo também é. Cada foto com data e lugar vira um ponto no mapa de uma espécie, e para uma mariposa como esta, cada ponto conta. O oitavo de São Paulo é meu.

Se aparecer na sua parede uma mariposa marrom, angulosa, com as pontas das asas mais claras e o corpo listrado, fotografe de cima e de lado e registre. Pode ser a segunda de São Sebastião.

Fontes: a observação no iNaturalist, com a conta do Liu, a espécie no GBIF, os registros brasileiros no GBIF, o exemplar de Corupá, 1950, na Universidade Yale e a espécie na Wikipédia.

Enyo cavifer, insetos, fotografado em Maresias, São Sebastião Enyo cavifer, insetos, fotografado em Maresias, São Sebastião Enyo cavifer, insetos, fotografado em Maresias, São Sebastião

Mais em Insetos

Fechar × ‹ ›